terça-feira, 3 de maio de 2011

Cultura Africana x Preconceitos

   É comum ainda no Brasil presenciarmos muito preconceito contra negro-africanos, o professor enquanto educador pode visualizar isso no dia a dia em sala de aula, no entanto é preciso reconhecer que africanos no Brasil não serviam apenas como escravos, mas contribuíram de forma ativa e intensamente para a formação da nossa cultura e identidade.
   É importante ressaltar que trabalhar a cultura africana nas aulas é parte importante da construção da nossa memória.
   Quero deixar a dica para o professor de Educação Infantil que não sabe como inserir esse assunto: cultive atitudes positivas através do lúdico e afeto, estimulando o contato e o conhecimento da cultura africana como forma de evitar preconceitos.
   O professor também poderá introduzir em sala, brinquedos e brincadeiras, cantigas, ritmos e historias que falem do mundo dos negros.
   Nas séries iniciais do Ensino Fundamental podemos trabalhar temas presentes na cultura afro-brasileira, através de contos, lendas, brincadeiras, livros e conteúdos históricos.
   No Ensino Médio já é possível promover debates, situar o surgimento do racismo, utilizando estratégias que permitam aos alunos construir ou “destruir” ideias através de pesquisas, simulação de júris e dramatizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário