quarta-feira, 11 de maio de 2011

Indo para o 1º ano com 6 anos.

  Há alguns anos atrás a revista NOVA ESCOLA publicou uma matéria a respeito da transição dos alunos que estão na pré-escola para o 1º ano, e esse assunto chama muito minha atenção, pois muitas inseguranças e dúvidas permeiam esse processo de mudança natural.
           Daí a preocupação de tornar essa mudança menos agressiva ou dolorosa para os menores já que se imagina um abismo de dificuldades pela frente.
           Outro fator que deve ser levado em conta é que grande parte dessas crianças além de mudar de fase escolar também mudarão de escola.
           Algumas escolas buscam conhecer com antecedência a escola de destino do seu aluno, para que possa organizar algumas atividades próximas ao fim do ano para preparar melhor os alunos para esse processo.
          Algumas atividades podem ajudar nesse período de transição:
        - Visitar a escola, por exemplo, é uma das melhores opções para esclarecer as dúvidas e proporcionar vivências do próximo ano. 
          Além de possibilitar a interação esse contato pode desmistificar a idéia que crianças têm da 1º série.
         Os próprios alunos mais velhos podem atuar como professores nesse encontro tornando a atividade mais proveitosa nos dois sentidos.
         Atividade como essa possibilita o aluno reconhecer a escola de destino como espaço preparado para recebê-lo e não espaço a ser conquistado pela força ou desempenho.
        Agindo assim o professor está contribuindo e muito para o desenvolvimento natural dessa fase sem traumas ou conflitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário