sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jogos Matemáticos

Algumas pessoas até se arrepiam quando escutam a palavra MATEMÁTICA, daí a falta de profissionais para trabalhar exatas em sala de aula, mas esse déficit de professores especialistas em exatas é assunto para outro artigo.
Hoje quero compartilhar com vocês a plena satisfação que tive quando li alguns livros da autora Constance Kamii, especialista em jogos para ensinar matemática. Durante minha graduação tive contato com uma professora que adora esse assunto e defende essa prática nas suas aulas, com a ajuda dela confeccionei diversos jogos que trabalha diferentes habilidades, noções de número, aritmética, conhecimento físico, jogos em grupos, autonomia etc.
Ao longo desse mês vou postar artigos detalhando cada um deles (e eu tenho muitos rsrs...) e a aplicabilidade para colaborar com suas aulas etc.
É impressionante como as crianças gostam e aprendem as noções lógico-matemáticas através de jogos. Jogar em grupo implica uma conquista cognitiva e social gigante que deve ser encorajada antes dos 5 anos.
Depois que você adotar essa ideia, suas aula de matemática nunca mais serão as mesmas!!!

Um comentário: