terça-feira, 3 de maio de 2011

Moral por autonomia x Moral por obediência

    O adulto é extremamente importante para a formação moral das crianças por proporcionar ou não oportunidades para que a criança tome decisões por si só e aprenda trocar pontos de vista para construir uma convicção pessoal sobre o valor moral.
    Desde pequeno a criança já é capaz de tomar suas próprias decisões.  A autonomia pode acontecer aos 5 anos , mas isso não é por acaso  é resultado da troca de pontos de vista entre adultos e crianças dia após dia, fazendo-as tomar decisões.
    Mas, por que as crianças mentem?
    Ora as crianças mentem para encobrir seus erros, com medo da punição ou por não sentir-se a vontade para reparar o que fizeram.
    Sabendo disso dá pra imaginar as conseqüências dos castigos/punições e dos prêmios condicionados ao comportamento dos pequenos.
    A criança quando é repreendida tende a sentir-se ressentida, mas isso não a levará a pensar na ação numa próxima vez.
    Além disso, a criança fica com medo da punição e acaba ficando com vergonha de apresentar-se para reparar o que fizeram. Com a punição a criança só faz o que é certo se perceber que irá ganhar algo em troca, e não por que é certo.
    Então chegamos onde queria: qual a diferença entre moral por autonomia e moral por obediência?
    Moral por autonomia é quando a criança faz o que é certo por saber que é certo e moral por obediência é quando a criança faz o certo pelo fato de alguém mandar. As crianças tendem a tomar decisões acertadas, não por serem obedientes, mas por fazerem as suas próprias escolhas.
    Os fatores mais importantes são: oportunidade de trocar pontos de vista com outras pessoas e a possibilidade de tomar decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário