quinta-feira, 19 de maio de 2011

Usando jogos matemáticos nas suas aulas


Publico alvo:

1º ano do fundamental I

Objetivos:

1º ano: Desenvolver noções de dezenas e unidades;
 Realizar adição utilizando cálculo mental.   

 Conteúdo:

Dezenas e Unidades;
Adição;
Somas de 10.

Técnicas:

Jogos em dupla ou quarteto com resposta oral.

Jogos utilizados:

Encontre 10.
ENCONTRE 10

Material: Cartas numeradas feita em casa, seis de cada número de 1 a 9 (54 cartas);  tabuleiro 2
Número de jogadores: 2 a 4 jogadores
Objetivo: compreender a relação do valor posicional. Realizar adições. Cálculo mental

Como jogar:
O objetivo do jogo é encontrar duas cartas que somam 10 (8 + 2). Aquele que juntar o maior número de pares dentre os jogadores é o vencedor.
Todas as cartas são distribuídas igualmente entre os jogadores, exceto a última, que é colocada voltada para cima no centro da mesa. Todos os jogadores mantêm as cartas recebidas viradas para baixo em um monte, sem vê-las.
Quando chegar a sua vez, cada jogador vira a carta superior do seu monte. Se essa carta puder ser usada com a que está sobre a mesa para fazer um 10, o jogador pode pegá-la, mantendo o par consigo. Se a carta não puder ser usada, o jogador terá que descartá-la, deixando-a voltada para cima no centro da mesa junto com a anterior. Se por exemplo, o jogador virar um 6 e houver apenas 3 sobre a mesa, ele terá de descartar o 6, passando a vez para o próximo.
Fonte: KAMII, Constance. Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética. Artmed. 2005.

Observações: embora seja bem simples esse jogo é muito eficaz para  compreensão do valor posicional, cálculo mental e somas com números até 10. Este também é um jogo muito apreciado e eficaz pelos alunos do 1º ano, mas pode ser estendido para o segundo e terceiro ano.

Feche a caixa;

FECHE A CAIXA

Material: doze cartas numeradas de 1 a 12, dois dados, Tabuleiro 6
Numero de jogadores: 2 jogadores.
Objetivos: realizar somas de 1 a 12.

Como jogar:
Este jogo  é comercializado com o mesmo nome e acompanha uma caixa, mas os números vão somente até o 9.
Jogo: as doze cartas são organizadas em seqüência de 1 a 12, voltadas para cima. Um jogador de cada vez joga os dois dados e vida de cabeça para baixo quantas catas forem necessárias para completar o total dos dados. Por exemplo: se o jogador consegue um 6 e um 2, pode virar o 8; o 1 e o 7; o 2 e o 6; o 3 e o 5; o 1, o 2 e o 5; ou o 1, o 3 e o 4, joga  os dados novamente e continua jogando até que não consiga completar o número total dos dados com as cartas restantes. Então, conta o  numero de pontos das cartas que sobraram ainda voltadas para cima e as anota. A vez passa para o próximo jogador, que inicia com todas as 12 cartas abertas.
Os pontos   que sobram ao final e cada rodada são somados ao total prévio dos jogadores. Quando um jogador atinge 45 pontos é eliminado. O vencedor é o último a atingir 45 pontos.
Fonte: KAMII, Constance. Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética. Artmed. 2005.

Observações: este jogo é muito apreciado por crianças de 6 a 10 anos. Trabalha dezena e unidades ao mesmo tempo e possibilita ao estudante realizar as operações de adição através do cálculo mental. No mercado existe a mesma proposta com uma caixa de madeira. Embora o princípio seja o mesmo, as crianças apreciam muito o fato de fecharam a caixa e o fazem ruidosamente. Os números podem ser ampliados até 24 para os alunos de 3º e 4º anos.

Jogos fornecidos pela prof: Sônia Bessa

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