Publico alvo:
1º ano do fundamental I
Objetivos:
1º ano: Desenvolver noções de dezenas e unidades;
Realizar adição utilizando cálculo mental.
Conteúdo:
Dezenas e Unidades;
Adição;
Somas de 10.
Técnicas:
Jogos em dupla ou quarteto com resposta oral.
Jogos utilizados:
Encontre 10.
ENCONTRE 10
Material: Cartas numeradas feita em casa, seis de cada número de Número de jogadores: Objetivo: compreender a relação do valor posicional. Realizar adições. Cálculo mental Como jogar: O objetivo do jogo é encontrar duas cartas que somam 10 (8 + 2). Aquele que juntar o maior número de pares dentre os jogadores é o vencedor. Todas as cartas são distribuídas igualmente entre os jogadores, exceto a última, que é colocada voltada para cima no centro da mesa. Todos os jogadores mantêm as cartas recebidas viradas para baixo em um monte, sem vê-las. Quando chegar a sua vez, cada jogador vira a carta superior do seu monte. Se essa carta puder ser usada com a que está sobre a mesa para fazer um 10, o jogador pode pegá-la, mantendo o par consigo. Se a carta não puder ser usada, o jogador terá que descartá-la, deixando-a voltada para cima no centro da mesa junto com a anterior. Se por exemplo, o jogador virar um 6 e houver apenas 3 sobre a mesa, ele terá de descartar o 6, passando a vez para o próximo. Fonte: KAMII, Constance. Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética. Artmed. 2005. |
Observações: embora seja bem simples esse jogo é muito eficaz para compreensão do valor posicional, cálculo mental e somas com números até 10. Este também é um jogo muito apreciado e eficaz pelos alunos do 1º ano, mas pode ser estendido para o segundo e terceiro ano.
Feche a caixa;
FECHE A CAIXA
Material: doze cartas numeradas de Numero de jogadores: 2 jogadores. Objetivos: realizar somas de Como jogar: Este jogo é comercializado com o mesmo nome e acompanha uma caixa, mas os números vão somente até o 9. Jogo: as doze cartas são organizadas em seqüência de Os pontos que sobram ao final e cada rodada são somados ao total prévio dos jogadores. Quando um jogador atinge 45 pontos é eliminado. O vencedor é o último a atingir 45 pontos. Fonte: KAMII, Constance. Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética. Artmed. 2005. |
Observações: este jogo é muito apreciado por crianças de 6 a 10 anos. Trabalha dezena e unidades ao mesmo tempo e possibilita ao estudante realizar as operações de adição através do cálculo mental. No mercado existe a mesma proposta com uma caixa de madeira. Embora o princípio seja o mesmo, as crianças apreciam muito o fato de fecharam a caixa e o fazem ruidosamente. Os números podem ser ampliados até 24 para os alunos de 3º e 4º anos.
Jogos fornecidos pela prof: Sônia Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário