quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vygotsky um olhar para a alfabetização.

Aprendizagem significativa.
A abordagem Vygotskiana sobre a educação nos oferece elementos para a compreensão de como se dá a integração ensino aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por ser um autor interacionista, ele parte do princípio que a criança aprende no seu convívio social e para tanto a escola tem um papel muito importante.
Ao interagir com conhecimentos dados na escola, a criança se transforma ampliando seus conhecimentos, porém para Vygotsky é preciso uma avaliação criteriosa dos métodos utilizados nas escolas e para que o trabalho pedagógico obtenha sucesso é essencial promover avanço nos desenvolvimento do aluno, trabalhando na zona de desenvolvimento proximal.
Os trabalhos de “prontidão” são alvos de crítica de Vygotsky, pois ele acredita que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, que mesmo já estando presentes no indivíduo, necessita da intervenção e mediação de pessoas mais experientes para que essa aprendizagem fique inculcada nos alunos.
Levando em consideração os pontos abordados por Vigotsky, é preciso que a escola amplie o conhecimento que a criança já traz do seu cotidiano, de forma a atingir a zona de desenvolvimento potencial. Contudo, para que ocorra a apropriação desse conhecimento é necessário que exista também a internalização psicológicas (onde o aluno transforma processos concretos do dia-a-dia em atividades internas).
Diante disso, é possível que a alfabetização ocorra de maneira mais fácil e prazerosa e deve ser estimulada e valorizada já que a questão da brincadeira no contexto escolar tem uma função significativa no processo de desenvolvimento infantil, porque por meio da imitação, da brincadeira, do uso de instrumentos e signos, a criança internaliza o modo de agir e pensar do seu grupo social, além de compreender regras e valores, podendo dialogar, questionar e compartilhar saberes, tornando o aprendizado não sistemático, mas SIGNIFICATIVO.   

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