quinta-feira, 28 de abril de 2011

Variedades de materiais para garantir a brincadeira.

Se você tem turminha de creche, mãos à obra e tenha em mente: pular, rolar, se jogar no chão, bater palma entre outros, não são apenas brincadeiras, trata-se de atividades essenciais para o desenvolvimento e conhecimento de habilidades corporais.
Energia eles tem de sobra então vamos bombardeá-los de novas sensações e oportunidades para que eles desenvolvam conhecimento de mundo.
Brinquedos de encaixe, garafas, texturas, cores, bolas reporesentam infinitas possibilidades de interagir com eles. Nessas atividades as crianças não só se divertem, mas executam a difícil tarefa de reconhecer a função de cada objeto – Esse faz barulho, esse se encaixa, esse rola, esse estica – e assim fazem relações entre eles, provocando a noção de causa e conseqüência. Legal né? No entanto a atividade depende da repetição.
É interessante observar como a turma adere aos jogos de exercícios de modo diferente, a variedade de material pode garantir e potencializar suas atividades, quanto mais variedades mais estímulo.
Nessa fase a curiosidade está em alta, estimule seus alunos à medida que vai percebendo seus avanços.
 Abaixo estão algumas dicas de materiais:
·        Cortina de tecido – colocada no centro da sala ou pendurada na entrada, permite os alunos interagir com o ambiente e reconhecer texturas dos diferentes tecidos. 
·        Instrumentos musicais – chocalhos, tambores, pandeiros, leva as crianças a reproduzir sons e movimentos.
·        Garrafas coloridas – preencha as garrafas com diferentes materiais, grãos, areia líquido colorido que ajuda a criança a perceber cores, formas, pesos, som etc.
·        Encaixes – permite testar os limites das crianças e descobrir o que podem fazer com as peças.
·        Bolas – favorecem a movimentação, chutar, lançar, rolar etc.
·        Sucatas – propicia a interação com objetos do cotidiano estimulando a criatividade e o faz de conta, ex: pote de margarina, caixa de sapato, garrafa pet, caixa de leite etc.


Educando seus filhos.

Alguns pais acreditam que essa tarefa de educar compete à escola, e não estão errados, no entanto não só a escola é responsável pelo desenvolvimento do aluno e sua auto-estima, mas escola e pais corresponsáveis por esse processo.
Participar efetivamente da vida escolar dos filhos; manifestar interesse e ajudar em casa pode influenciar ou até garantir êxito nessa fase formativa da criança.
Vá à escola de seus filhos, veja e participe se puder das atividades;
Leia a agenda e fique por dentro dos recados, responda se necessário;
Esteja nas reuniões, dê opinião;
Converse com o professor, peça orientação caso seu filho esteja com dificuldades;
Demonstre interesse não para agradar professor ou diretor, lembre-se que criança e adolescentes gostam de saber que seus pais valorizam o esforço que fazem para estudar. Converse com eles sobre a importância dos estudos para melhorar a oportunidade profissional e pessoal.
Pergunte o que fez na escola e escute com atenção, estimule-os a cuidar de seu material.
Nunca esqueça que quando os pais ajudam em casa tornam-se suporte para o que foi ensinado na sala de aula. Não faça o dever por eles!
Leia para seus filhos desde pequenos, pode ser um simples gibi, por exemplo, peça para que eles leiam para você isso estimula a leitura e você não vai ficar surpreso se ele quiser freqüentar a biblioteca de vez em quando.
Separe e organize o tempo: hora de brincar, de ver televisão e principalmente, um momento para estudar.
Para finalizar lembre-se: Se você demonstra interesse nos estudos do seu filho, sem dúvidas contribuirá para que ele aprenda mais e melhor.
  

  

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ambiente Propiciador de Aprendizagem e Inibidor da Indisciplina


Analizando o que favorece um bom desempenho dos estudante podemos elencar alguns itens:
  • Formação docente;
  • Avaliação sistemática;
  • Material didático adequado;
  • Estrutura física;
  • Famílias participativas entre outros.
    Mas, ter um ambiente emocional adequado e um bom relacionamento aluno x professor pode ser fundamental.
    Nas turmas em que o ambiente é agradável os colegas e professores se dão bem, não há brigas, o clima é harmonioso e o desempenho deles é bem melhor. O Filósofo e Sociólogo Juan Casassus fez uma pesquisa sobre esse assunto confirmando a importância dos diversos fatores emocionais ligados diretamente à aprendizagem dos alunos.
    O reflexo de um ambiente emocional favorável é que os alunos se tornam mais seguros, espontâneos e participativos demostrando interesse pela matéria, quando o aluno aprende coisas motivantes a indisciplina desaparece, porque o aluno está totalmente envolvido.
    Se o conteúdo é significativo para a criança ela deseja aprender. Para inibir a indisciplina é preciso primeiramente conhecer as necessiades emocionais dessa turma , portanto esse processo pode levar um tempo mas, certamente não será desperdicio de tempo.
    É preciso também encontrar caminhos para que esse intusiasmo em aprender se encaixe no planejamento curricular, um professor que conhece seus alunos emocionalmente e domina sua disciplina conseguirá sem dúvidas promover um ambiente propiciador de aprendizagem e inibidor da indisciplina.

Quer saber mais sobre esse assunto leia : La Educación del Ser Emocional, Juan Casassus, 296 pags, Ed Cuarto Próprio.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Porque essa Mania ?

 Decidi criar esse blog provavelmente para suprir uma necessidade minha de escrever, já que meu sonho de consumo era ser jornalista, no entanto, a difícil e deliciosa tarefa de educar sobressaiu na minha vida.
Sou estudante de pedagogia e já trabalho com crianças pequenas há algum tempo, minha principal idéia é criar um espaço onde eu possa compartilhar minhas ideias, trocar informações sobre cursos, palestras seminários e formação de profissionais da educação.
Uma rede de relacionamento por si só não estava dando conta das minhas idéias então nasceu essa Mania de Estudar rsrs. A princípio vou postando meus artigos sobre educação e formação continuada e à medida que eu me habituar com essa nova ferramenta vou postar idéias de atividades para executar em sala de aula, afinal nada como um projetinho novo para dar um “UP nas aulas.
Há, também devo criar por esses dias um cantinho chamado LEIA ESSE lá você vai encontra dicas de leitura importantíssimas garimpadas por aí e poderá incluir sua dica também. 
Por hoje beijinhos e até a próxima...